Alexandrino Gonçalves
Responsável de vendas da unidade de negócio da empresa em Portugal
“É agora especialmente importante atuar de forma conjunta para dinamizar o mercado”
A boa impressão causada pela estreia do ENERH2O, no ano transato, e o feedback positivo por parte da generalidade dos expositores explicam, em grande parte, a primeira participação da espanhola Suministros Orduña (SO) no evento que decorrerá na EXPONOR, de 25 a 26 de setembro próximo. Uma aposta que quer contrariar o atual momento de contração no mercado, segundo explica Alexandrino Gonçalves, responsável de vendas da unidade de negócio da empresa em Portugal.
A SO, que em 2023 obteve uma faturação superior a nove milhões de euros no nosso mercado, apresentará na feira as mais recentes novidades e soluções de acumulação comercial e industrial e dinamizará um debate sobre os desafios do setor e as necessidades especificas do mercado português, com instaladores e fabricantes.
– Que balanço faz da estreia do ENERH2O?
R – A Suministros Orduña não esteve presente na 1.ª edição da ENERH2O como expositor e, por isso, não temos uma opinião formada que seja baseada nessa vertente. No entanto, tivemos a oportunidade de assistir à feira como convidados e, para uma primeira edição, apresentaram uma organização excelente que se pode converter num evento relevante para o setor das energias renováveis, num futuro próximo. Além disso, da parte dos fabricantes dos quais somos distribuidores oficiais e que estiveram presentes como expositores, também obtivemos um feedback bastante positivo.
– Quais são as expectativas para a 2.ª edição do acontecimento?
R – Temos grandes expectativas para setembro próximo, na EXPONOR. Esperamos a visita de muitos dos nossos clientes para os rever e podermos trocar algumas ideias sobre o que podemos fazer para os ajudar a dinamizar o mercado e valorizar o serviço disponibilizado pela Suministros Orduña. Esperamos também que novos potenciais clientes nos visitem para nos poderem conhecer melhor, bem como os produtos que trabalhamos e o que podemos aportar ao crescimento dos seus negócios. Sabemos que estamos num momento de contração do mercado, no entanto, estamos convictos que o mesmo estabilizará a médio prazo, porque a produção de energia através de instalações fotovoltaicas continua a ser a uma das formas mais eficientes de produzir energia e, tão ou mais importante, a sua contribuição para a melhoria do meio ambiente, através da diminuição das emissões de carbono.
Várias novidades e um debate
Que novidades e inovações os visitantes do ENERH2O terão oportunidade de conhecer em primeira mão, pela mão da vossa empresa, na EXPONOR, de 25 a 26 de setembro? Vão organizar alguma atividade durante a feira, para exponenciar a presença da empresa da feira?
R – Teremos a oportunidade de dar a conhecer as mais recentes novidades e soluções de acumulação comercial e industrial disponibilizadas pelos fabricantes com os quais trabalhamos. Por exemplo, as soluções da Sungrow em acumulação comercial, com a gama de inversores STH e das baterias SBH, assim como, a solução da Canadian Solar para o segmento residencial, com o EPcube (Tudo em Um) e os módulos HI-MO 6 MAX da Longi. Por outro lado, durante a feira, a Orduña convidará fabricantes do setor e clientes para debater os desafios do setor e as necessidades especificas do mercado português, numa mesa de debate entre instaladores e fabricantes.
– No segmento de atividade da vossa empresa, como tem evoluído e em que momento se encontra atualmente o mercado das energias renováveis? Quais têm sido as principais conquistas e, já agora, os maiores desafios que têm pela frente?
R – A SO é uma das empresas com maior longevidade e, por isso, com mais experiência na distribuição de equipamentos e soluções para instalações fotovoltaicas. Disponibilizamos soluções para todos os segmentos deste setor, desde o residencial, com a disponibilização de soluções em pacote definidas de acordo com o padrão de consumo de cada habitação, passando pelas soluções para comércio e indústria. Para ambos os segmentos, dispomos de soluções com e sem acumulação. Somos especialistas em soluções para instalações isoladas. E também estamos no setor das grandes plantas com soluções de inversores dos principais fabricantes ao nível internacional, como SMA, Sungrow e Goodwe.
– Na balança comercial da empresa, como tem evoluído a componente de negócios direcionada para Portugal? Tem havido crescimento? Em que segmentos/produtos? Quais são as expectativas para o futuro no mercado do país vizinho?
R – A Suministros Orduña está presente em Portugal desde 2010, com escritório e comerciais residentes desde 2017. O crescimento tem sido sustentado desde o início, com uma faturação em 2023 superior a nove milhões de euros no nosso mercado. Este ano está a caracterizar-se por uma contração, tanto no segmento residencial como comercial/industrial. E é agora especialmente importante atuar de forma conjunta entre todas as partes ativas do mercado, com o objetivo de o dinamizar novamente e também o setor, em termos gerais.
– Que razões levaram a vossa empresa a decidir ser patrocinadora principal do ENERH2O?
R – ENERH2O é para nós um parceiro para conseguirmos, a curto prazo, um dos nossos objetivos, que é a dinamização do setor das energias renováveis em Portugal.
– Habituámo-nos a associar a energia solar quase exclusivamente ao segmento fotovoltaico, e quase esquecemos que a tecnologia solar térmica (mais conhecida pela respetiva utilização no aquecimento de água nos edifícios urbanos) pode ser aplicada industrialmente, para vários processos produtivos. Nota a vossa empresa alguma evolução do mercado neste domínio?
R – A Suministros Orduña, ainda que não trabalhe com soluções para o setor do solar térmico, na verdade está muito presente na prescrição de soluções de energia solar fotovoltaica em conjunto com soluções de aquecimento de água, como principal motor da descarbonização da economia. Neste sentido, a Orduña propões soluções de otimização de excedentes energéticos e a sua otimização na gestão ativa das necessidades térmicas.