2ND ENERGY AND WATER INNOVATION & TECHNOLOGY TRADE SHOW

25 → 26 SETEMBRO 2024 . EXPONOR . FEIRA INTERNACIONAL DO PORTO

2ND ENERGY AND WATER INNOVATION & TECHNOLOGY TRADE SHOW    25 → 26 SETEMBRO 2024 . EXPONOR . FEIRA INTERNACIONAL DO PORTO

Notícias

Fique a par das notícias do setor

fALAMOS COM

Aqui encontrará entrevistas com os principais especialistas do setor, que compartilham as suas perspectivas sobre os desafios e oportunidades que enfrentamos na gestão da água e energia.

FALÁMOS COM...

FEUP

Cláudio Monteiro
Professor do Departamento de Engenharia Eletrónica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

LER MAIS »

APEMETA

Carlos Iglézias
Presidente da APEMETA
Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais

LER MAIS »

APRH

Jorge Cardoso Gonçalves
Presidente da APRH – Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos

LER MAIS »

APIEE

João Rodrigues

Diretor Executivo da Associação Portuguesa dos Industriais de Engenharia Energética

LER MAIS »

NOTÍCIAS ENERH20

NOTÍCIAS NACIONAIS

Águas de Portugal: “a década atual é a mais crítica no que respeita à gestão dos recursos hídricos no nosso País”

José Furtado, presidente do Grupo Águas de Portugal, sublinha a urgência de soluções que garantam a sustentabilidade a longo prazo. Porque “a água que temos disponível para todos os usos é só uma”, defende uma mudança nos hábitos de consumo deste recurso.

Mais de 122 milhões do Fundo Ambiental mobilizados para tornar edifícios mais sustentáveis

O Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática já executou 122,6 milhões de euros do total de 135 milhões previstos no Plano de Recuperação e Resiliência para o Programa de Apoio aos Edifícios +Sustentáveis de âmbito residencial. 

Conheça os indicadores de energias fósseis e renováveis produzidas em Portugal

Entre janeiro e dezembro de 2022, Portugal gerou 78% de energias renováveis e 18,6% de energias fósseis. Nas energias renováveis, o setor hídrico é responsável por 40% do total, a eólica por 31% e o gás natural por 14%. 

Detetadas perdas de água elevadas em 80% dos municípios

Em 2021, registaram-se 237 milhões de metros cúbicos de perdas de água, o equivalente a um prejuízo económico de 347 milhões de euros. Segundo a Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, estes valores comprometem a sustentabilidade dos serviços.

Portugal reduziu 35% das emissões de GEE desde 2005 (e a UE27 24%)

O país conseguiu reduzir em 35% as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), acima da diminuição alcançada pela União Europeia de 24%, segundo revelam dados da Pordata, divulgados por ocasião do Dia Mundial do Ambiente.

Vem aí uma “unidade de missão” para as renováveis

O Governo pretende criar uma estrutura para supervisionar o cumprimento das metas do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC2030), que permita “acelerar a concretização dos projetos” de energias limpas em Portugal.

Viana do Castelo, Leixões e Figueira da Foz com prioridade nas eólicas offshore

O grupo de trabalho das eólicas offshore propõem que, numa primeira fase, seja disponibilizada uma capacidade de 3,5 Gigawats em Viana do Castelo, Leixões e Figueira da Foz. O Governo tenciona produzir 10 GW de eletricidade nesta modalidade até 2030.

Portugal já reduziu consumo de gás natural em quase 17% até maio

Portugal conseguiu reduzir o seu consumo de gás natural em quase 17%, o equivalente a 815 milhões de metros cúbicos, entre agosto de 2022 e maio último. A poupança significa que o país já conseguiu superar em 21,3% a meta de 15% de redução estabelecida até ao final de 2023.

Sobe e desce: quantidade de água aumenta em quatro bacias hidrográficas e desce em oito

A quantidade de água armazenada desceu em junho, em oito bacias hidrográficas e subiu em quatro. De 57 albufeiras monitorizadas, 23 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 10 têm disponibilidades inferiores a 40%.

ISQ firma parceria com a Arábia Saudita para promover a dessalinização em Portugal

O ISQ – Centro de Interface e Tecnologia estabeleceu uma parceria com a King Abdullah University of Science and Technology, da Arábia Saudita, para troca de conhecimentos e desenvolvimento de soluções com vista à promoção da dessalinização em Portugal.

LNEG encolhe de 12% para 3% a superfície do país indicada para ter "áreas preferenciais" para energias renováveis

Em janeiro o Laboratório Nacional de Energia e Geologia indicava que 12% de Portugal Continental seria indicado para receber áreas preferenciais de energia solar e eólica. Novo mapeamento encolheu essas áreas para 3%

Poder às pessoas: como as CER estão a reformular o mercado da energia

O Autoconsumo Coletivo (ACC) e as Comunidades de Energia Renovável (CER) estão a gerar cada vez mais interesse em Portugal. Contudo, o desafio está agora na democratização do acesso às CER, numa população ainda caraterizada pela iliteracia energética. 

Pacto da Água avalia impactos económicos do stress hídrico em Portugal

O Pacto para a Gestão da Água, plataforma de colaboração onde estão representadas várias indústrias, entidades gestoras e reguladoras e academia, vai estudar o valor económico da água em Portugal, com foco na escassez e nas políticas públicas. 

APREN e DGEG querem municípios mais ativos no licenciamento de renováveis

​A Associação Portuguesa de Energia Renováveis (APREN) e a Direção de Energia e Geologia querem um maior envolvimento dos municípios no licenciamento de projetos de energias renováveis, com a promoção da sensibilização e da literacia.

Dois anos após o abandono do carvão, Governo avança com projeto para fomentar inovação nas renováveis em Abrantes

A Secretaria de Estado da Energia e Clima criou um grupo de trabalho que terá como função propor o modelo para instalar no município de Abrantes uma “zona livre tecnológica” (ZLT) dedicada à inovação na área da eletricidade renovável.

Sueca Corpower instala o seu primeiro equipamento de energia das ondas em águasportuguesas

A Corpower instalou a sua primeira unidade à escala comercial do projeto Hiwave5, que prevê o uso de quatro conversores de energia das ondas, próximo de Viana do Castelo. O equipamento foi ligado à âncora do projeto e à rede elétrica nacional, através de um cabo submarino.

NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

Renováveis abasteceram 72% do consumo elétrico em Portugal até março

As energias renováveis abasteceram 72% do consumo de eletricidade em Portugal, no primeiro trimestre do ano, enquanto 19% proveio do gás natural e 9% da importação. Das renováveis, a produção hidroelétrica representou a maior fatia com 34%. 

Portugal elimina avaliação ambiental para algumas centrais de energias renováveis

O Governo português apresentou um conjunto de alterações às normas de supervisão ambiental, para agilizar o desenvolvimento de investimentos na área das renováveis. O objetivo é conseguir que 80% da produção energética seja proveniente de fontes renováveis até 2026.

Lançam o primeiro parque eólico marítimo compartilhado pela Galiza e Portugal

Um consórcio hispano-irlandês está a projetar o primeiro parque eólico marítimo compartilhado pelos municípios de A Guarda (Galiza) e Viana do Castelo (Portugal). O investimento de 4 mil milhões de euros terá uma potência instalada de cerca de 2 gigawatts. 

Energia eólica offshore e hidrogénio vão criar autonomia energética 

O desenvolvimento do hidrogénio e da energia eólica offshore vai diminuir a dependência energética de Portugal, segundo Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática. Os 70% de autonomia energética alcançada pelo país acontece sobretudo no outono e no inverno. 

IberBlue Wind investe em eólica offshore em Portugal 

O consórcio IberBlue Wind vai investir mais de 4 mil milhões de euros para criar uma capacidade combinada de 1,96 gigawatts em dois parques eólicos offshore. Com 109 turbinas e uma área de 530 quilómetros quadrados, estes parques vão poder abastecer mais de um milhão de lares.

Espanha e Portugal estabelecem acordo para solicitar à UE adoção urgente de medidas contra a seca

Espanha e Portugal juntaram-se para solicitar a Bruxelas a adoção de medidas para fazer frente aos efeitos da seca na agricultura europeia. Os dois países pedem a ativação urgente do fundo de reserva de crise da Política Agrícola Comum e o aumento do adiantamento de ajudas.

NASA mostra consequências da seca em Espanha e Portugal no último ano 

A NASA divulgou imagens que revelam as consequências da seca em Espanha e Portugal, tal como são vistas do espaço. Nas imagens, o verde de há um ano, no sul da península, dá lugar agora ao castanho, com a vegetação a evidenciar anomalias.

Por que razão Portugal é um mercado-chave para a eólica offshore?

​A posição geográfica e os seus objetivos ambiciosos de transição energética, que incluem a meta de gerar 80% da energia do país por via das renováveis, em 2026, e de atingir a neutralidade carbónica em 2050, fazem de Portugal um mercado-chave para a indústria de eólicas offshore.

Portugal duplica objetivos na energia solar e hidrogénio para 2030

​Portugal mais que duplicou os seus objetivos para 2030, em termos de capacidade instalada de energia solar e eletrolisadores para produção de hidrogénio verde, ao pretender desativar as centrais elétricas alimentadas a gás natural até 2040 e chegar à neutralidade carbónica até 2045.

Madeira: a ilha portuguesa que aumenta o uso de energias renováveis e a otimização da água

​Um projeto cofinanciado pela União Europeia (UE) transformou uma central hidroelétrica na Madeira num sistema reversível, que permite aproveitar a capacidade energética, garantindo maior disponibilidade de água. Com o projeto, o uso de energias renováveis na ilha chega a 33%.

Portugal vai começar a injetar 10% de combustível de hidrogénio na rede de gás natural

A REN – Redes Energéticas Nacionais já começou a adaptar a sua rede de gás natural de alta pressão existente no país, para conseguir transportar uma mistura de 10% de combustível de hidrogénio e de gás natural.

Portugal recebe mais do dobro da água acordada com Espanha

Espanha enviou a Portugal mais do dobro da quantidade de água do Tejo estipulada no Convénio de Albufeira, assinado em 1998. O governo espanhol quer diminuir o Transvase do Tejo-Segura em 100 hectómetros anuais, o equivalente a 1,5% da água enviada a cada ano.  

História, factos e números sobre o impacto da energia eólica offshore na pesca

Em 2020, ano em que foi construído o parque eólico marítimo de Viana do Castelo, registou-se uma redução de 15,1% nas capturas de pescado na região. Contudo, segundo um documento, essa diminuição é similar à registada em todo o território de Portugal continental. 

Portugal anuncia saída do Tratado da Carta da Energia

​Um projeto cofinanciado pela União Europeia (UE) transformou uma central hidroelétrica na O Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, anunciou que Portugal iniciou o processo de denúncia para a saída do Tratado da Carta da Energia, em linha com uma proposta da Comissão Europeia. A proposta de resolução que materializa a saída encontra-se agora em procedimento legislativo. maior disponibilidade de água. Com o projeto, o uso de energias renováveis na ilha chega a 33%.

Supercondutividade à temperatura ambiente já é uma realidade

Investigadores dizem ter conseguido atingir a supercondutividade à temperatura ambiente num composto de hidrogénio, enxofre e carbono. A confirmar-se, o avanço pode revolucionar a rede elétrica e permitir a levitação de comboios, entre outras aplicações.

Queda histórica na produção de combustíveis fósseis na EU

No primeiro semestre de 2023 registou-se a maior queda de sempre na produção de energias fósseis na UE. Entre as causas estão a descida significativa da procura de eletricidade e as medidas de emergência durante o inverno.

O Porto de Valência acolhe o primeiro protótipo de energia solar flutuante em águas marinhas

O primeiro protótipo de energia solar flutuante em águas marinhas espanholas visa responder a diferentes desafios técnicos, como o fabrico de painéis solares em materiais compósitos ou a otimização do comportamento estrutural com conceções inovadoras.

Obtidos plásticos biodegradáveis para aplicações alimentares a partir de resíduos

​Uma investigação realizada por especialistas de Espanha, Argentina, Equador e Chile vai permitir que embalagens e películas alimentares possam ser produzidas a partir de resíduos alimentares ou resinas obtidas de árvores.

Supercondutividade à temperatura ambiente já é uma realidade

Investigadores dizem ter conseguido atingir a supercondutividade à temperatura ambiente num composto de hidrogénio, enxofre e carbono. A confirmar-se, o avanço pode revolucionar a rede elétrica e permitir a levitação de comboios, entre outras aplicações.

Queda histórica na produção de combustíveis fósseis na EU

No primeiro semestre de 2023 registou-se a maior queda de sempre na produção de energias fósseis na UE. Entre as causas estão a descida significativa da procura de eletricidade e as medidas de emergência durante o inverno.