Planalto Beirão incrementa reciclagem de resíduos urbanos em combustíveis
Num momento em que Portugal está a reciclar não mais do que 21% dos resíduos sólidos urbanos que produz (a média europeia estará nos 55% em 2025), a Ecobeirão – Sociedade Tratamento Resíduos do Planalto Beirão inaugurou em julho último uma linha de combustíveis derivados dos resíduos não reprocessados que restam após as operações de tratamento e recuperação de materiais recicláveis e que são enviados para aterro.
A nova unidade, que representa um investimento de 3,8 milhões de euros (cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos), vem aumentar a capacidade instalada de tratamento mecânico e biológico em mais de 50 mil toneladas anuais de resíduos urbanos gerados, abrangendo um total de 19 municípios, com uma população de 350 mil pessoas, aproximadamente.
No arranque do novo projeto, a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, sublinhou o bom exemplo do Planalto Beirão para as outras regiões. Trata-se de um contributo fundamental para melhores indicadores ambientais que surge numa altura crucial. Isto porque a reciclagem de resíduos sólidos urbanos é, reconheceu a governante na ocasião, um dos grandes desafios e prioridades do País, dado que os aterros estão cheios e somos dos países da Europa que menos recicla.