3rd ENERGY AND WATER INNOVATION & TECHNOLOGY TRADE SHOW

24 → 25 SETEMBRO 2025 . EXPONOR PAVILHÃO 2. FEIRA INTERNACIONAL DO PORTO

3rd ENERGY AND WATER INNOVATION & TECHNOLOGY TRADE SHOW    24 → 25 SETEMBRO 2025 . EXPONOR PAV. 2 . FEIRA INTERNACIONAL DO PORTO

Lixo do Porto e Cascais dá gás a autocarros e aviões

A Lipor, a Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto, e a Cascais Próxima, a Empresa Municipal para a Mobilidade e Ambiente de Cascais, têm em marcha projetos para transformar resíduos orgânicos produzidos nas respetivas áreas metropolitanas em combustíveis mais sustentáveis para aviões e autocarros.

No caso da Lipor, que faz o processamento de um total de 500 mil toneladas anuais de lixo (produzido por 1 milhão de habitantes), a ideia passa por fabricar combustível sintético, combinando hidrogénio com carbono, para abastecer os aviões que operam no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Os planos envolvem as multinacionais Ren-Gas e SmartEnergy, para capturar o carbono emitido na central de incineração na Maia. O projeto estima chegar à velocidade de cruzeiro em 2030.

No caso de Cascais Próxima trata-se da transformação de resíduos orgânicos (separados de um total de 136 748 toneladas de lixo urbano recolhido em 2023) em hidrogénio, para abastecer a frota de autocarros de passageiros e municipais.

A autarquia conta ter concluída a sua unidade de produção, armazenamento e abastecimento de hidrogénio verde até ao final de 2024. Essa valência terá uma capacidade de produção diária de 389 kg de hidrogénio.

Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.