2ND ENERGY AND WATER INNOVATION & TECHNOLOGY TRADE SHOW

25 → 26 SETEMBRO 2024 . EXPONOR . FEIRA INTERNACIONAL DO PORTO

News

Stay up-to-date with industry news.

Interviews

Here you will find interviews with leading industry experts, sharing their perspectives on the challenges and opportunities we face in water and energy management.

Interviews

FEUP

Cláudio Monteiro
Professor do Departamento de Engenharia Eletrónica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

LEARN MORE »

National news

Águas de Portugal: “a década atual é a mais crítica no que respeita à gestão dos recursos hídricos no nosso País”

José Furtado, presidente do Grupo Águas de Portugal, sublinha a urgência de soluções que garantam a sustentabilidade a longo prazo. Porque “a água que temos disponível para todos os usos é só uma”, defende uma mudança nos hábitos de consumo deste recurso.

Mais de 122 milhões do Fundo Ambiental mobilizados para tornar edifícios mais sustentáveis

O Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática já executou 122,6 milhões de euros do total de 135 milhões previstos no Plano de Recuperação e Resiliência para o Programa de Apoio aos Edifícios +Sustentáveis de âmbito residencial. 

Conheça os indicadores de energias fósseis e renováveis produzidas em Portugal

Entre janeiro e dezembro de 2022, Portugal gerou 78% de energias renováveis e 18,6% de energias fósseis. Nas energias renováveis, o setor hídrico é responsável por 40% do total, a eólica por 31% e o gás natural por 14%. 

Detetadas perdas de água elevadas em 80% dos municípios

Em 2021, registaram-se 237 milhões de metros cúbicos de perdas de água, o equivalente a um prejuízo económico de 347 milhões de euros. Segundo a Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, estes valores comprometem a sustentabilidade dos serviços.

Portugal reduziu 35% das emissões de GEE desde 2005 (e a UE27 24%)

O país conseguiu reduzir em 35% as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), acima da diminuição alcançada pela União Europeia de 24%, segundo revelam dados da Pordata, divulgados por ocasião do Dia Mundial do Ambiente.

Vem aí uma “unidade de missão” para as renováveis

O Governo pretende criar uma estrutura para supervisionar o cumprimento das metas do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC2030), que permita “acelerar a concretização dos projetos” de energias limpas em Portugal.

Viana do Castelo, Leixões e Figueira da Foz com prioridade nas eólicas offshore

O grupo de trabalho das eólicas offshore propõem que, numa primeira fase, seja disponibilizada uma capacidade de 3,5 Gigawats em Viana do Castelo, Leixões e Figueira da Foz. O Governo tenciona produzir 10 GW de eletricidade nesta modalidade até 2030.

Portugal já reduziu consumo de gás natural em quase 17% até maio

Portugal conseguiu reduzir o seu consumo de gás natural em quase 17%, o equivalente a 815 milhões de metros cúbicos, entre agosto de 2022 e maio último. A poupança significa que o país já conseguiu superar em 21,3% a meta de 15% de redução estabelecida até ao final de 2023.

Sobe e desce: quantidade de água aumenta em quatro bacias hidrográficas e desce em oito

A quantidade de água armazenada desceu em junho, em oito bacias hidrográficas e subiu em quatro. De 57 albufeiras monitorizadas, 23 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 10 têm disponibilidades inferiores a 40%.

ISQ firma parceria com a Arábia Saudita para promover a dessalinização em Portugal

O ISQ – Centro de Interface e Tecnologia estabeleceu uma parceria com a King Abdullah University of Science and Technology, da Arábia Saudita, para troca de conhecimentos e desenvolvimento de soluções com vista à promoção da dessalinização em Portugal.

LNEG encolhe de 12% para 3% a superfície do país indicada para ter "áreas preferenciais" para energias renováveis

Em janeiro o Laboratório Nacional de Energia e Geologia indicava que 12% de Portugal Continental seria indicado para receber áreas preferenciais de energia solar e eólica. Novo mapeamento encolheu essas áreas para 3%

Poder às pessoas: como as CER estão a reformular o mercado da energia

O Autoconsumo Coletivo (ACC) e as Comunidades de Energia Renovável (CER) estão a gerar cada vez mais interesse em Portugal. Contudo, o desafio está agora na democratização do acesso às CER, numa população ainda caraterizada pela iliteracia energética. 

Pacto da Água avalia impactos económicos do stress hídrico em Portugal

O Pacto para a Gestão da Água, plataforma de colaboração onde estão representadas várias indústrias, entidades gestoras e reguladoras e academia, vai estudar o valor económico da água em Portugal, com foco na escassez e nas políticas públicas. 

APREN e DGEG querem municípios mais ativos no licenciamento de renováveis

​A Associação Portuguesa de Energia Renováveis (APREN) e a Direção de Energia e Geologia querem um maior envolvimento dos municípios no licenciamento de projetos de energias renováveis, com a promoção da sensibilização e da literacia.

Dois anos após o abandono do carvão, Governo avança com projeto para fomentar inovação nas renováveis em Abrantes

A Secretaria de Estado da Energia e Clima criou um grupo de trabalho que terá como função propor o modelo para instalar no município de Abrantes uma “zona livre tecnológica” (ZLT) dedicada à inovação na área da eletricidade renovável.

Sueca Corpower instala o seu primeiro equipamento de energia das ondas em águasportuguesas

A Corpower instalou a sua primeira unidade à escala comercial do projeto Hiwave5, que prevê o uso de quatro conversores de energia das ondas, próximo de Viana do Castelo. O equipamento foi ligado à âncora do projeto e à rede elétrica nacional, através de um cabo submarino.

International news

Renováveis abasteceram 72% do consumo elétrico em Portugal até março

As energias renováveis abasteceram 72% do consumo de eletricidade em Portugal, no primeiro trimestre do ano, enquanto 19% proveio do gás natural e 9% da importação. Das renováveis, a produção hidroelétrica representou a maior fatia com 34%. 

Portugal elimina avaliação ambiental para algumas centrais de energias renováveis

O Governo português apresentou um conjunto de alterações às normas de supervisão ambiental, para agilizar o desenvolvimento de investimentos na área das renováveis. O objetivo é conseguir que 80% da produção energética seja proveniente de fontes renováveis até 2026.

Lançam o primeiro parque eólico marítimo compartilhado pela Galiza e Portugal

Um consórcio hispano-irlandês está a projetar o primeiro parque eólico marítimo compartilhado pelos municípios de A Guarda (Galiza) e Viana do Castelo (Portugal). O investimento de 4 mil milhões de euros terá uma potência instalada de cerca de 2 gigawatts. 

Energia eólica offshore e hidrogénio vão criar autonomia energética 

O desenvolvimento do hidrogénio e da energia eólica offshore vai diminuir a dependência energética de Portugal, segundo Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática. Os 70% de autonomia energética alcançada pelo país acontece sobretudo no outono e no inverno. 

IberBlue Wind investe em eólica offshore em Portugal 

O consórcio IberBlue Wind vai investir mais de 4 mil milhões de euros para criar uma capacidade combinada de 1,96 gigawatts em dois parques eólicos offshore. Com 109 turbinas e uma área de 530 quilómetros quadrados, estes parques vão poder abastecer mais de um milhão de lares.

Espanha e Portugal estabelecem acordo para solicitar à UE adoção urgente de medidas contra a seca

Espanha e Portugal juntaram-se para solicitar a Bruxelas a adoção de medidas para fazer frente aos efeitos da seca na agricultura europeia. Os dois países pedem a ativação urgente do fundo de reserva de crise da Política Agrícola Comum e o aumento do adiantamento de ajudas.

NASA mostra consequências da seca em Espanha e Portugal no último ano 

A NASA divulgou imagens que revelam as consequências da seca em Espanha e Portugal, tal como são vistas do espaço. Nas imagens, o verde de há um ano, no sul da península, dá lugar agora ao castanho, com a vegetação a evidenciar anomalias.

Por que razão Portugal é um mercado-chave para a eólica offshore?

​A posição geográfica e os seus objetivos ambiciosos de transição energética, que incluem a meta de gerar 80% da energia do país por via das renováveis, em 2026, e de atingir a neutralidade carbónica em 2050, fazem de Portugal um mercado-chave para a indústria de eólicas offshore.

Portugal duplica objetivos na energia solar e hidrogénio para 2030

​Portugal mais que duplicou os seus objetivos para 2030, em termos de capacidade instalada de energia solar e eletrolisadores para produção de hidrogénio verde, ao pretender desativar as centrais elétricas alimentadas a gás natural até 2040 e chegar à neutralidade carbónica até 2045.

Madeira: a ilha portuguesa que aumenta o uso de energias renováveis e a otimização da água

​Um projeto cofinanciado pela União Europeia (UE) transformou uma central hidroelétrica na Madeira num sistema reversível, que permite aproveitar a capacidade energética, garantindo maior disponibilidade de água. Com o projeto, o uso de energias renováveis na ilha chega a 33%.

Portugal vai começar a injetar 10% de combustível de hidrogénio na rede de gás natural

A REN – Redes Energéticas Nacionais já começou a adaptar a sua rede de gás natural de alta pressão existente no país, para conseguir transportar uma mistura de 10% de combustível de hidrogénio e de gás natural.

Portugal recebe mais do dobro da água acordada com Espanha

Espanha enviou a Portugal mais do dobro da quantidade de água do Tejo estipulada no Convénio de Albufeira, assinado em 1998. O governo espanhol quer diminuir o Transvase do Tejo-Segura em 100 hectómetros anuais, o equivalente a 1,5% da água enviada a cada ano.  

História, factos e números sobre o impacto da energia eólica offshore na pesca

Em 2020, ano em que foi construído o parque eólico marítimo de Viana do Castelo, registou-se uma redução de 15,1% nas capturas de pescado na região. Contudo, segundo um documento, essa diminuição é similar à registada em todo o território de Portugal continental. 

Portugal anuncia saída do Tratado da Carta da Energia

​Um projeto cofinanciado pela União Europeia (UE) transformou uma central hidroelétrica na O Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, anunciou que Portugal iniciou o processo de denúncia para a saída do Tratado da Carta da Energia, em linha com uma proposta da Comissão Europeia. A proposta de resolução que materializa a saída encontra-se agora em procedimento legislativo. maior disponibilidade de água. Com o projeto, o uso de energias renováveis na ilha chega a 33%.

Supercondutividade à temperatura ambiente já é uma realidade

Investigadores dizem ter conseguido atingir a supercondutividade à temperatura ambiente num composto de hidrogénio, enxofre e carbono. A confirmar-se, o avanço pode revolucionar a rede elétrica e permitir a levitação de comboios, entre outras aplicações.

Queda histórica na produção de combustíveis fósseis na EU

No primeiro semestre de 2023 registou-se a maior queda de sempre na produção de energias fósseis na UE. Entre as causas estão a descida significativa da procura de eletricidade e as medidas de emergência durante o inverno.

O Porto de Valência acolhe o primeiro protótipo de energia solar flutuante em águas marinhas

O primeiro protótipo de energia solar flutuante em águas marinhas espanholas visa responder a diferentes desafios técnicos, como o fabrico de painéis solares em materiais compósitos ou a otimização do comportamento estrutural com conceções inovadoras.

Obtidos plásticos biodegradáveis para aplicações alimentares a partir de resíduos

​Uma investigação realizada por especialistas de Espanha, Argentina, Equador e Chile vai permitir que embalagens e películas alimentares possam ser produzidas a partir de resíduos alimentares ou resinas obtidas de árvores.

Supercondutividade à temperatura ambiente já é uma realidade

Investigadores dizem ter conseguido atingir a supercondutividade à temperatura ambiente num composto de hidrogénio, enxofre e carbono. A confirmar-se, o avanço pode revolucionar a rede elétrica e permitir a levitação de comboios, entre outras aplicações.

Queda histórica na produção de combustíveis fósseis na EU

No primeiro semestre de 2023 registou-se a maior queda de sempre na produção de energias fósseis na UE. Entre as causas estão a descida significativa da procura de eletricidade e as medidas de emergência durante o inverno.