“Empresas portuguesas têm sabido aproveitar medidas e programas de apoio existentes”
Rodrigo Passos, Diretor de Capacitação Empresarial do IAPMEI
“De uma forma geral”, as empresas portuguesas têm sabido aproveitar as medidas e os programas de apoio existentes rumo à transição energética, aos quais têm concorrido. A perspetiva é de Rodrigo Passos, Diretor de Capacitação Empresarial do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, que, a título de exemplo, enuncia a medida Descarbonização da Indústria, “que previa apoiar 300 projetos e acabou por apoiar mais de 1.600”.
Rodrigo Passos é um dos intervenientes da mesa-redonda que, no dia 25, a partir das 10h30, na Sala Solarshop do ENERH2O, incidirá sobre as modalidades de financiamento para a transição energética das PME. Juntamente com Patrícia Corigo, Coordenadora na Direção Sustentabilidade e Mobilidade da ADENE, Cláudia Carocha, Responsável de Projetos e Inovação da BCSD, Rui Toscano, Gestor Especialista em Sustentabilidade do BPI, e Rodrigo Pinto Guimarães, da CMS – Law Tax Future.
Para o diretor de Capacitação Empresarial do IAPMEI, a transição energética “é parte integrante de uma equação que as nossas empresas precisam de resolver para a aumentar a sua competitividade, mas igualmente a sua sustentabilidade”.
De acordo com Rodrigo Passos, “não é de todo possível pensar na competitividade apenas numa lógica de inovação, de novo conhecimento, novos mercados. A transição energética, a par da transição digital são fundamentais para uma transformação estrutural da nossa economia, aumentando a sua competitividade e resiliência”. E esta é uma das mensagens que deixará na mesa-redonda que decorrerá durante o ENERH2O.