2ND ENERGY AND WATER INNOVATION & TECHNOLOGY TRADE SHOW

25 → 26 SETEMBRO 2024 . EXPONOR . FEIRA INTERNACIONAL DO PORTO

2ND ENERGY AND WATER INNOVATION & TECHNOLOGY TRADE SHOW    25 → 26 SETEMBRO 2024 . EXPONOR . FEIRA INTERNACIONAL DO PORTO

Alqueva poderá vir a acolher megacentral solar

Graças à central hidroelétrica, com uma potência geradora total de 520 megawatts, acrescidos dos 5 MW do projeto solar flutuante instalado na albufeira, o Alqueva é hoje um dos mais importantes centros eletroprodutores do sul do País. Que se apronta para crescer exponencialmente de dimensão, caso avance o projeto daquele que irá ser uma das maiores centrais solares de Portugal, num investimento da Lightsource BP.

A empresa controlada pela British Petroleum tem em consulta pública os planos de licenciamento e construção de uma central solar com capacidade de gerar 431 megawatts (MW), num investimento de 365 milhões de euros.

O empreendimento, a construir em três anos, ocupará 570 hectares e prevê a instalação de perto 630 mil painéis fotovoltaicos. Feitas as contas, a futura central poderá vir a produzir quase 1,4% do atual consumo nacional de eletricidade, ou seja, uma média de 680 gigawatt hora (GWh), durante 35 anos.

O projeto deverá permitir evitar a emissão anual de 110 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2).