2ND ENERGY AND WATER INNOVATION & TECHNOLOGY TRADE SHOW

25 → 26 SETEMBRO 2024 . EXPONOR . FEIRA INTERNACIONAL DO PORTO

Mercado ibérico recebe primeiras baterias de fluxo de ferro

Chegaram em abril ao Porto de Leixões (Matosinhos) as primeiras baterias de longa duração de fluxo de ferro, para aplicações à escala industrial e de serviços públicos da Península Ibérica. Uma opção mais económica e sustentável, fundamental para a descarbonização e implementação de energia limpa.
A estreia resulta de uma parceria entre a Goldbreak, empresa portuguesa de Famalicão especializada no armazenamento e produção de energia e a norte-americana ESS Tech Inc, um dos principais fabricantes de sistemas de armazenamento de energia de longa duração. Estas primeiras unidades tiveram como destino a unidade industrial Falual Metalomecânica, na Trofa.

Inovadora, a tecnologia pretende ser uma alternativa às baterias de lítio e são uma solução sem impacto ambiental, já que recorrem a elementos (água, ferro e sal) abundantes na natureza. A sua recolha é completamente inócua em termos ambientais e, embora a sua vida útil seja superior a 20 anos, a sua eliminação é igualmente inofensiva ambientalmente.
As baterias de fluxo de ferro de longa duração possibilitam o armazenamento de energia elétrica em segurança, disponibilizando-a por longos períodos, sem limite de ciclos e a baixo custo. Garantem a disponibilidade de energia até 12 horas, permitindo a otimização dos investimentos em produção de energia de fontes renováveis, uma vez que permitem estabilizar o abastecimento de energia elétrica, reduzindo a perda de excedente e transferindo a energia verde dos períodos em que as fontes renováveis e intermitentes estão disponíveis para fases do dia sem produção. Ou seja, possibilitam uma autonomia energética muito próxima dos 100%.